quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Subtraídos - uma estética do desaparecimento




O ensaio fotográfico de Péricles Mendes tem como referência um dos temas mais recorrentes deste século: o Outdoor e alguns de seus derivados (lightdoors e banners), que fazem parte do movimento conhecido como Culture Jamming. Trata-se de mistura de graffite, filosofia punk do faça-você-mesmo e intervenção urbana, se espalhando pela Europa e EUA dando início a um Robin-hoodismo semiótico. A partir da intervenção de artistas nesse meio, o Billboard Art (Outdoor Arte) pode ser definido como o uso do outdoor com fins meramente artísticos, apropriado e desassociado da sua função, para “parodiar”, utilizando-se dos anúncios do próprio meio.



A interferência visual dos outdoors na paisagem urbana e rural, em torno das autoestradas e vias urbanas, são evidentes e funcionam como extensões/ampliações de uma rede de supermercado que leva o anúncio ao consumidor transeunte durante o seu trajeto por estas vias saturadas de imagens e apelos. Em tempos de crise econômica, os meios de comunicação aprimoram as qualidades de sensação dos seus comerciais para seduzir o público. As empresas com a contribuição de designers reelaboraram os sinais de comunicação para atender a demanda de anunciantes na era da informação e da imagem e passaram a assimilar em seus outdoors essa nova percepção da “paisagem em movimento”, criando o conceito de que os vidros dos carros são similares a uma tela de tevê, onde tudo passa em fração de segundos.


Todavia, o tema não ofusca a qualidade da série de fotografias expostas, visto que o que aparece de imediato são imagens bucólicas de Paisagens, em que a luz é convidativa para maior contemplação. E nela nos perdemos, muitas vezes sem saber o que estamos vendo. Se por um lado o artista nos convida a um olhar distante, por outro lado, depois de identificarmos o outdoor nesse cenário, percebemos o quanto ele é um “intruso” no espaço. Alguns já apagados, quebrados, outros sem a propaganda comercial, apenas com sua estrutura.

É, portanto, através de entrelaçamento que Péricles comunica sua repulsa pelo abuso desses meios que poluem a cidade, as estradas, o campo.

Maria Celeste de Almeida Wanner [Orientadora]











Nenhum comentário:

Postar um comentário