domingo, 23 de outubro de 2011

Desconstrução e re-significação do objeto do signo: da fotografia e o Billboard art



Resumo

O artigo visa propor uma reflexão sobre o objeto do signo nas artes visuais contemporâneas, mais especificamente a relação entre a imagem fotográfica e a Billboard Art, através de uma releitura deste suporte publicitário com base na Semiótica do filósofo-lógico-matemático norte-americano, Charles Sanders Peirce (1839-1914). A imagem fotográfica é discutida como signo visual, na qual esta é portadora do processo de semiose ainda que possua um referente latente e incondicional, desobrigando-a de uma interpretação mais subjetiva, todavia sua variedade/ habilidade de se colocar como objeto estético e permeado de significados, que faz da fotografia um signo variável, multifacetado. Tais interconexões devem-se, sobretudo ao fato de a Ciência da Informação demandar uma melhor compreensão da informação no que concerne aos processos de significação. Nesse artigo busca-se identificar os pontos de convergência existentes entre a Ciência da Informação e a Semiótica tendo em vista ampliar a compreensão do fenômeno informacional na contemporaneidade através das perspectivas teóricas e práticas decorrentes dessa interação.

Orientadora: Maria Celeste de Almeida Wanner
Orientando: Péricles Mendes





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