segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Recalque




Apresentação

Recalque é uma metáfora-crítica sobre um princípio de realidade social contemporânea. Sustenta-se numa seqüência fotográfica, conhecida como fotorromance e apresenta uma narrativa com ritmo específico e cujas imagens apontam ao próprio conteúdo narrado.
O fotorromance “Recalque” foi realizado em fevereiro de 2008 na cidade de Salvador, no bairro do Campo Grande. Com tomadas construídas a partir de um roteiro elaborado, as cenas foram montadas e dirigidas de acordo com uma narrativa de quadrinhos, característica do fotorromance.

“A história dos esforços do homem para sujeitar a natureza é igualmente a história da sujeição do homem pelo homem."¹ A despoetização da humanidade e a inversão de valores em prol de um acúmulo materialista são responsáveis pela reprodução de indivíduos “funcionais e mecânicos”, desprovidos de sensibilidade, que renunciam à si mesmo como indivíduo. São submissos à ditadura da produtividade e a coerção consumista que os alienam enquanto sujeitos fruitivos da catarse - submetendo-os a constantes recalques. Essa exteriorização subconsciente de sentimentos ou desejos não satisfeitos em ocasião oportuna e que, somados, podem gerar graves distúrbios psíquicos tem seus efeitos na praxe do cotidiano, em que o homem perde a noção de identidade e é transformado e reduzido ao status de coisa, mercadoria sem valor de troca. Logo, o autor ver a seqüência das fotos como reflexo do seu próprio recalque. Como observador tento suscitar conflitos que margeiam uma fronteira entre o ser público e o privado, conflitos internos e externos.

O trabalho ganhou menção honrosa no Salão Regional de Vitória da Conquista- 09/2008

¹ Horkheimer, Max. A escola de frankfurt. Editora Moderna. Pág 84

Colaboradores:
Joelma Félix - assistente de fotografia
Vladimir Oliveira - Performer

2 comentários: