Por conta da aproximação do 19º Encontro da ANPAP (Associação Nacional de pesquisadores em Artes Plásticas), este ano realizado nas cidades de São Félix e Cachoeira, foi proposto pela Profª Dra. Maria V. Gordilho Martins a elaboração de uma obra que dialogasse com o tema proposto: “Entre Territórios”.
Para a confecção desta obra artística foi apresentado um projeto em formato de coletivo, o “Entre Folhas” no qual artistas visuais seriam convidados a trabalhar usando como suporte material, ideológico uma Folha de fumo. A escolha deste como suporte deve-se ao seu fator simbólico de ligação com o contexto cultural / histórico da região do recôncavo, onde o ciclo do fumo e da cana-de-açúcar no o séc. XVI e XVII representavam moeda de scambo entre esta região e a África, inserindo no comércio local, uma economia baseada na mão-de-obra escrava (negra e indígena).
A foto escolhida foi retirada de um ensaio realizado na cidade de Santo Amaro em julho de 2008. Fui convidado a fazer um registro fotográfico da manifestação cultural Nêgo Fugido, grupo folclórico do Recôncavo Baiano.
Aproprie-me da fotografia e propus conciliar representação x real, montando a imagem figurativa (foto) no formato de mosaico. A folha seria a matéria-prima, assim como fora para a fabricação dos charutos. Essa ideia me estimulou, visto que, desconstruir uma imagem digital contemporânea e reconstruí-la com uma matéria primitiva, pareceu-me uma atitude anacrônica, mas só aparentemente. Trocar pixels por fragmentos de folhas...